O Que É Mailing de Clientes E Pra Que Serve

O Que É Mailing

O Que É Mailing

 

Mailing é uma lista de contatos, como uma relação de nomes e endereços. Aqui no Brasil as pessoas usam o termo Agenda igualmente para denominar a sua lista pessoal de contatos. Mailing é uma palavra em inglês, relacionada a correspondências, as quais podem ser físicas, como o tradicional correio, ou eletrônicas, como e-mails, contatos telefônicos e mesmo endereços de mensagens instantâneas, como WhatsApp, Messenger e Instagram.

Quando nos referimos a Mailing de Clientes, estamos falando de  uma lista de contatos dos nossos clientes, contendo os seus endereços físicos, eletrônicos, além de informações pessoais, como nome, data de aniversário e também dados de suas preferências, compras e tudo mais que tenha sido registrado.

As tecnologias atuais permitiram que as listas de clientes fossem armazenadas em grandes bancos de dados, que também deram origem ao que hoje é conhecido como CRM – Customer Relationship Database.

Se você tem uma empresa ou está começando um novo negócio, provavelmente está curioso em como formar seu próprio mailing ou então como obter uma lista de contatos já pronta, como adquirir ou alugar um mailing de clientes.

A primeira opção, que é formar a sua própria lista de contatos, leva tempo e pode trazer benefícios muito vantajosos para o seu negócio.

Para isso você deverá iniciar a coleta de dados dos seus clientes em cada oportunidade que tiver de interação direta com eles.

Planeje situações em que pode solicitar os dados. Por exemplo, se você tem uma loja, ofereça benefícios em uma próxima compra ou um bônus para seus clientes informarem nome, e-mail e data de aniversário.

Muito importante buscar o contato de celular, que hoje é o principal meio de comunicação e está sempre ao alcance de um simples SMS.

Para empresas que tem poucos contatos ou que desejam ampliar seu alcance a novos clientes, criar campanhas em outras mídias é uma tática eficaz.

As mídias sociais são uma primeira opção, que exigem investimento em publicidade, atrativos e iscas para que os clientes deixem seus contatos para futuras interações. O fato é que cada dado de contato incluído no mailing se torna um potencial cliente e por isso esse tipo ds investimento tem valor.

Outra maneira de investir na atração de novos clientes é a locação de mailing de empresas especializadas, que dispõe de grandes listas de contatos e oferecem a anunciantes a possibilidade ações de marketing dirigidas.

Essa opção entretanto deve ser realizada com atenção a alguns fatores críticos, como à idoneidade da empresa que detém a lista, a capacidade de segmentação e especialmente a autorização dos clientes para que ações de marketing sejam enviadas a eles, o que se chama opt-in. Muitas empresas oferecem serviços clandestinos de mailing lists, que foram adquiridos de maneiras ocultas e que não se sabe a origem. Ações para uma base de clientes assim pode prejudicar a reputação e a marca de um anunciante desavisado.

Em resumo, o Mailing de Clientes é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que tenha visão e pense no relacionamento saudável e de longo prazo com sua base de clientes, deve ser fomentada com consistência e a longo prazo, tendo sempre a mão estratégias de curto prazo, como a locação de listas com especialistas de boa reputação.


Busca