3 Cases de Sucesso: Ações de Marketing Para Datas Comerciais

A Black Friday é uma data especial no comércio americano, talvez seja a data que mais movimenta o mercado dos Estados Unidos. Já no Brasil, a data que é comemorada desde o ano de 2010, vem ganhando força e fazendo barulho no comércio nacional.

 

Mesmo que tenham existido registro de experiências negativas com a Black Friday, o consumidor brasileiro vem confiando cada dia mais no período de descontos e mega promoções que o mês de novembro traz com a Black Friday.

 

A economia brasileira vem sendo movimentada com os resultados positivos que a data comercial trouxe. A empolgação com a Black Friday no Brasil é tanta, que o governo federal viu uma grande oportunidade e desenvolveu a própria data comercial. Chamada de Semana Do Brasil, a data comercial brasileira vem aos moldes da data comercial americana, e tem objetivo de trazer movimento econômico no mês de setembro (um mês fraco para o comércio nacional, por não ter um estímulo comercial). Quer saber mais da Semana do Brasil? Acesse nosso post que fala mais sobre.

 

Se você pretende não perder nenhuma oportunidade de venda para o seu negócio, deve ficar atento para realizar estratégias de marketing e vendas em datas comerciais de importância, como a Black Friday e a Semana do Brasil. Hoje trouxemos cases de sucesso de empresas de grande renome para aprendermos com quem já faz acontecer. Vamos dar uma olhada juntos?

 

Segue 3 cases de ações em datas comerciais significativas:

1. Páscoa com gamificação e realidade aumentada – Case Extra

A rede varejista Extra inovou para promover sua rede no período de páscoa. A rede usou e abusou da inovação, desenvolveu um jogo de realidade aumentada no aplicativo da rede. Entrando no aplicativo do Extra, o consumidor poderia acessar ao espaço do game “Caça Aos Ovos” e seria convidado a ativar sua câmera de celular e após a confirmação, poderia  começar a brincadeira de caçar os ovos pelas lojas da rede. Os clientes precisam percorrer a loja atrás de tags premiadas. Ao encontrar a tag, visível através da realidade aumentada, o coelhinho da Páscoa virtual entra no ar para comemorar com uma dancinha e também já entrega um banner com descontos exclusivos. Essa oferta foi altamente divulgada pelas redes sociais e google ads.

 

2. Black Friday com criatividade e muita cor – Case Dafiti

Dafiti, que é o maior grupo de e-commerce de moda da América Latina, desenvolveu uma ação para a semana da Black Friday em que as ofertas eram separadas para cada dia da semana. A ação usou as cores para chamar a atenção, e a cada dia da semana se usava uma cor como destaque – White Monday, Blue Tuesday, Red Wednesday, Yellow Thursday e Black Friday.

Cada dia da semana possuíam uma cor correspondente, os produtos que eram da cor do dia da semana entraram na promoção e tinham desconto. Por exemplo, na terça (Blue Tuesday) os produtos que estavam em oferta eram o de cor azul. Divertido não é?  Para divulgar a campanha, usou anúncios do Google Ads, YouTube e anúncios em portais de internet.

 

3. Esporte e descontos no digital – Case da Netshoes

A Netshoes é um comércio eletrônico de artigos esportivos. Para ações de Black Friday a empresa criou a campanha “Sport Friday”. A Ação teve grande divulgação nas plataformas digitais, como o Google Search e YouTube. E também ofereceu 70% de desconto e a prestação de serviços como personalização de produtos. A empresa dobrou o número de vendas e teve 60% mais tráfego no site se comparado com o ano anterior ao da campanha (2012).

Esses são só alguns exemplos do que grandes empresas estão fazendo em datas comerciais de grandes movimento no cenário comercial brasileiro. Ainda está com dúvida do que pode fazer para alcançar mais sucesso nas suas estratégias de marketing? Acesse nosso blog e acompanhe nossas dicas de ações de marketing de sucesso.


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