5 motivos para solicitar o celular dos clientes nas suas Landing Pages

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A nossa história é tão ligada ao celular que muitas vezes fica difícil entender a razão de muitos profissionais de marketing desprezarem a importância desse ponto de contato.

Sabemos que o e-mail continua sendo a principal mídia digital para relacionamento entre empresas e clientes, e deve se manter assim por mais um tempo.

Por outro lado, é fato que hoje as pessoas dão mais importância aos celulares em suas vidas do que aos e-mails. Isso, por si só, seria motivo suficiente para você ter uma estratégia de captação dos contatos de celular dos seus leads.

Mas para você perder o medo e perceber as vantagens, vamos apresentar 5 motivos para que você passe a solicitar o celular dos seus clientes em suas landing pages.

1. Relevância do contato

Toda vez que defendo a captação do celular em uma landing page, sou questionado sobre o tamanho do formulário de cadastro da landing page.

O que me dizem é: “Rodrigo, quanto mais dados a gente solicita, menos chance temos de captar o lead… ele vai fugir”.

Essa é uma verdade desde que seu conteúdo ou benefício oferecido não sejam relevantes o suficiente para que o lead tenha motivação para informar os dados de contato completos, com o celular.

Nossa experiência mostra que essa fricção adicional em solicitar o celular do lead acaba sendo um bom filtro para identificar leads relevantes e interessados e descartar leads desqualificados, uma vez que só vai adiante aquela pessoa que percebeu a importância do seu conteúdo e está disposta a se relacionar com você efetivamente nas próximas oportunidades.

2. Capacidade de falar direto por SMS

Você pode estar pensando: “SMS ? ninguém mais usa isso!”. Essa ideia (equivocada) é comum, pois aplicativos como whatsapp são uma febre e facilitam a troca de mensagens instantâneas entre as pessoas.

Porém, uma realidade que poucos sabem e estão percebendo é que o SMS se tornou uma excelente mídia de comunicação corporativa, um canal privilegiado para falar diretamente com seus clientes com alta prioridade e fora da concorrência com as centenas de mensagens e notificações que o whatsapp e outros aplicativos do mesmo tipo fazem a cada minuto.

Falar diretamente no celular dos seus clientes, com alto impacto e por um custo-benefício muito atrativo quando comparado a outras mídias de marketing direto. O SMS oferece esses benefícios.

Pesquisas mostram que os SMS são considerados uma mídia séria. As pessoas dão muita atenção e credibilidade às mensagens SMS que recebem.

3. Criar uma estratégia rica de comunicação

E-mail marketing combina muito bem com SMS. Uma sequência de comunicação bem montada permite que você use o e-mail para engajar os leads e cause impacto com SMS para gerar uma ação mais efetiva.

Assim você não depende de um único ponto de contato com o seu cliente, permitindo variar os conteúdos e momentos em que interage.

Além disso, ferramentas que permitem a Automação de Marketing, como o RD Station da Resultados Digitais, agora contam com a possibilidade de enviar SMS em etapas do fluxo. Temos outros 2 posts que falam dessa capacidade:

Por que enviar SMS através do RD Station da Resultados Digitais

Como enviar SMS através do RD Station

4. Possibilidade de relacionamento por mensagens instantâneas, como whatsapp

Se você tem o contato de celular do seu cliente, sua equipe poderá buscar um relacionamento mais próximo através do whatsapp, convidando o contato para uma conversa após ele lhe dar autorização. É importante que você perceba a diferença entre falar com o lead por SMS e por whatsapp. O SMS é considerado uma comunicação corporativa, institucional, enquanto que o whatsapp é muito mais privado, onde as pessoas tem relações de amizade e familiares.

Só avance nesse caminho com muita inteligência no relacionamento e por favor, não se aventure a disparar mensagens publicitárias por esse canal, pois vai acabar queimando sua marca. Deixe esse papel para o SMS e utilize o whatsapp apenas para contato individual e pessoal com o cliente, através de uma pessoa da sua equipe ou você mesmo.

5. Motivar ações do lead com mais efetividade

O objetivo final do relacionamento com o público-alvo é convidá-los a uma ação, seja a de comprar seus produtos e serviços ou mesmo de continuar se relacionando com sua empresa. O SMS tem mais de 95% de leitura e é uma mídia de alto impacto, que permite você acionar os clientes com muita agilidade e objetividade.

Uma chamada para ação (call-to-action) por SMS acaba gerando uma resposta rápida quando sua oferta é relevante. Entenda oferta aqui no sentido amplo, incluindo conteúdo, convites para eventos presenciais e online, brindes, descontos etc.

No SMS você incluí um link para sua landing page ou para um telefone da sua empresa e o contato tem tudo que precisa para agir imediatamente. Aproveite essa oportunidade.

Se você já capta o celular de seus clientes nas suas landing pages, por favor, comente abaixo e mande seus links para conhecermos o seu trabalho. Agora, se você ainda não está adotando a sua prática, nossa sugestão é: comece agora mesmo!

Até mais!

Rodrigo Estrázulas Rossoni

CEO – Cellmídia

 


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