Marketing de relacionamento: Por que devo investir?

Marketing de relacionamento

Uma boa estratégia de marketing é essencial para captar clientes, mas nos dias de hoje, só ações de marketing não são suficientes.

Atualmente, o relacionamento é uma ferramenta chave para uma empresa e é possível usá-la em todos os estágios do negócio.É através do relacionamento que uma marca constrói laços com clientes, criando um consumidor fiel não só ao produto, mas à própria marca.

Qual a importância de investir em um bom marketing de relacionamento?

Por meio do relacionamento com os clientes, é possível perceber quais as suas reais necessidades e em que o produto ou serviço da empresa é eficaz para melhorar a vida desse consumidor, facilitando a criação de novas ações de marketing. Com isso, se pode proporcionar uma boa experiência e fazer com que o próprio cliente promova a marca, o famoso “boca-a-boca”, que gera muitos novos clientes, além de ser um marketing de baixo custo. Esses clientes fiéis tendem a comprar regularmente e também experimentar os novos produtos e/ou serviços.

É com um bom marketing de relacionamento que a empresa poderá se apresentar para o mercado, mostrar seus valores e seu diferencial. E como se faz um bom marketing de relacionamento?

Para se começar a fazer o marketing de relacionamento é primordial que a empresa tenha um plano de marketing para seguir. Com um bom planejamento, fica mais fácil definir seu público.

É preciso conhecer seus clientes, quem eles são, quais suas necessidades, quais produtos ou serviços compram, o que mais a empresa pode oferecer para ele.

Estudar o consumidor é uma fase importante e é fundamental que se saiba o que levou o cliente a entrar na sua empresa, a adquirir um produto ou serviço. Assim, é possível fazer a segmentação do seu público e utilizar a melhor mídia para se relacionar: Redes sociais, E-mail, telefone e SMS.

  • Redes Sociais: Criadas para o relacionamento, podem ser utilizadas para o relacionamento com seus clientes de uma forma simples e instantânea.

  • SMS: é um canal direto com o consumidor, com respostas imediatas e que atinge um grande número de contatos. Permite realizar sorteios, interagir, divulgar as redes sociais, além de ofertas e promoções exclusivas.

  • E-mail: é um ótimo meio de fortalecer a relação entre a empresa e clientes, faz com que a informação tenha um foco e atrai a atenção do público.

  • Telefone: pode ser utilizado para um relacionamento direto com cliente e também para conhecê-lo melhor, para conseguir informações de como foi a experiência dele com o seu produto/serviço e o que pode ser feito para melhorar de forma direta.

É importante que você fique atento aos horários de envios de e-mail, SMS, posts nas mídias sociais e das ligações, assim como a frequência, para que não incomode o cliente e enfraqueça o relacionamento. Com essas ações, o relacionamento empresa-cliente se torna mais uma ferramenta de marketing que além de estreitar os laços com clientes, abre portas para que novos clientes conheçam a empresa.

Ficou com dúvidas? Fale conosco.

Acesse o infográfico que preparamos para você e confira as características do SMS marketing.

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