Como o E-mail marketing pode gerar resultados para sua empresa.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta de marketing digital muito utilizada pelas empresas para divulgarem seus produtos/serviços, reforçar o posicionamento da marca e se relacionar com os clientes.

Para que a sua campanha de e-mail marketing tenha um bom índice de abertura e traga resultados para a sua empresa, você precisa estar atento aos seguintes aspectos:

Lista de contatos

Se a sua empresa já tem a sua lista de contatos, preocupe-se em atualizar essas informações frequentemente, fazendo a higienização da base.

Formar uma lista de contatos requer tempo, muito trabalho e organização, por isso se você ainda não possui o seu próprio mailing list, procure uma empresa especializada em gestão de base de dados, que possa oferecer uma base legal, com opt in e opt out.

Opt-in significa que os contatos aceitam receber sua comunicação, fornecendo o endereço de e-mail, ou seja, você vai falar diretamente com as pessoas que estão interessados em ouvir você.

Cuidado com a compra de listas de e-mails, pois as pessoas que fazem parte da base provavelmente recebem emails de diversas outras empresas que também compraram endereços.

 

Software de envio

Garanta o envio de seus e-mails utilizando um software de uma empresa especializada.

O software deve ser capaz de enviar diversos e-mails marketing com agilidade, possibilitando a atualização dos dados e a inclusão e exclusão automática de contatos da lista.

Lembre-se de que um bom software é imprescindível para organizar, automatizar e enviar seus emails, gerando bons resultados para a sua campanha de e-mail marketing.

 

Conteúdos relevantes e interessantes

Para que a sua campanha de marketing seja um sucesso, você precisa considerar as características de cada grupo selecionado, desenvolvendo campanhas e estratégias específicas para cada segmento.

Por exemplo, vamos supôr que o seu público-alvo seja composto por homens e mulheres com mais de 25 anos. Dentro desses atributos gerais é possível fazer novos segmentos: Mulheres com mais de 25 anos interessadas em moda; mulheres com mais de 25 anos que têm filhos; homens que têm interesses em viajar e se divertir; homens que têm interesses em negócios e finanças.

Mantenha seus clientes informados sobre promoções e lançamentos de produtos, enviando por e-mail marketing conteúdos de qualidade para o seu público.

 

 Frequência do e-mail marketing

Esteja atento à frequência com que sua empresa envia e-mail marketing para seus clientes, para que sua marca não seja vista como um incômodo para o seu público.

Descubra a frequência ideal de e-mail para seus clientes. Por exemplo, se você manda e-mail marketing a cada três dias e percebe que há uma queda nas taxas de abertura ou que aumentou o número de opt out da sua lista de contatos, provavelmente você ultrapassou a frequência ideal de envio de e-mails.

Analise os dias e horários em que o índice de abertura de seus e-mails foram maiores e geraram mais cliques.

 

Avaliação das campanhas de e-mail

Faça uma avaliação das suas campanhas de e-mail, analisando as estatísticas e respostas do seu público.

Organize essas informações para desenvolver as estratégias de nutrição dos contatos.

Lembre-se de criar e direcionar as novas ações de comunicação de acordo com as interações anteriores do público com a sua campanha, criando peças diferenciadas e específicas, aumentando a efetividade da sua campanha de marketing e gerando bons resultados para a sua empresa.

Você já fez a sua campanha de e-mail marketing? Compartilhe conosco a sua experiência através dos comentários.

Até a próxima.

Quer saber mais? Clique no link e fale conosco.

Saiba mais

 

 


Busca