O engajamento dos eleitores na campanha.

4 dicas para fazer o engajamento de eleitores

O engajamento dos eleitores na campanha.

Vimos que a mobilização é a movimentação e motivação da equipe de campanha. Hoje vamos abordar a terceira etapa de uma campanha eleitoral: o engajamento.

Depois da apresentação do candidato para seus eleitores e da divulgação das propostas, é hora de fazer o engajamento dos eleitores potenciais na campanha.

As relações sociais e políticas que se desenvolvem entre candidato e eleitor são fundamentais para o engajamento e para a decisão do voto no dia da eleição.

Para Manhanelli, o eleitor vota pela sua expectativa e não pela expectativa do candidato. Que meios utilizar para construir um relacionamento com cada um dos eleitores e envolvê-los na campanha política? Confira algumas dicas para realizar o engajamento do eleitorado potencial.

O corpo a corpo

Para construir uma relação de confiança e amizade com o eleitorado potencial é preciso que o candidato tenha um contato pessoal com cada eleitor.

Através desse encontro, o candidato consegue expor sua personalidade, seus projetos e preocupações com a população. Além disso, esse momento é muito importante para conhecer o eleitorado potencial e ouvir as suas reclamações, opiniões e necessidades.

O candidato deve estar junto aos eleitores, participar de eventos festivos, comícios, reuniões em bairros e cidades, fazer visitas de casa em casa e no comércio, fazendo o engajamento da população em sua campanha eleitoral.

É impossível para um candidato ter o contato pessoal com todos os eleitores, por isso é fundamental que ele aproveite e saiba utilizar outros recursos para despertar a atenção e engajar o eleitorado.

As redes sociais

As redes sociais possibilitam ao candidato criar uma rede de relacionamento com o eleitorado potencial, o qual acompanhará o trabalho, os eventos, as propostas e o dia a dia do candidato.

Musto afirma que o Facebook é a rede social campeã de acessos, com maior número de membros no mundo, características que o tornaram alvo para ações de marketing de relacionamento, promoções de marcas, produtos e marketing político.

A Fan Page, por exemplo, permite apresentar o posicionamento do candidato, expor opiniões, divulgar os eventos políticos, receber comentários e debater assuntos com a população, estreitando a relação com os eleitores. Além disso, as redes sociais contribuem para compartilhar de forma rápida as ideias do candidato, aumentando seu número de seguidores e tornando-o mais popular.

Santinho Mobile

Musto afirma que a internet é o veículo mais democrático em uso na atualidade, tornando-se um meio imprescindível para a divulgação do candidato e para o engajamento dos eleitores na campanha.

O santinho mobile é uma ótima opção para apresentar o número, slogan e identidade visual do candidato, divulgar suas propostas e compartilhar a agenda com o eleitorado potencial. Ele também permite a organização das informações sobre o candidato de maneira objetiva e o acesso rápido e direto a esse conteúdo no celular de cada eleitor.

SMS e E-mail

O uso combinado de SMS e E-mail potencializa a campanha eleitoral e auxilia no engajamento dos eleitores.

Através do SMS é possível falar diretamente no celular de cada eleitor, apresentando o candidato, número e partido, pedindo voto e convidando o eleitorado a participar dos eventos políticos.

Para aumentar ainda mais o engajamento dos eleitores, o candidato pode divulgar links que direcionem os eleitores para o santinho mobile, e-mail ou para as redes sociais da campanha.

O e-mail é uma ferramenta de comunicação que oferece um detalhamento de informações, por isso pode ser utilizado para interagir com os eleitores mais engajados na campanha, disparando os e-mails de acordo com a interação anterior.

É importante ressaltar que apesar de o eleitor escolher em quem vai votar por questões emocionais, o candidato deve dar bons motivos racionais para que o eleitor justifique a sua decisão e ajude a engajar seus amigos, parentes e vizinhos na campanha eleitoral.

Alguma dica ou dúvida sobre o engajamento de eleitores em uma campanha? Deixe seu comentário e compartilhe conosco a sua experiência.

Até a próxima.


Busca